• Matéria: Sociologia
  • Autor: biaperuch15
  • Perguntado 7 anos atrás

Não trabalho com a miséria, mas com as pessoas mais pobres. Elas são muito ricas em dignidade e buscam, de forma criativa, uma vida melhor. Quero com isso provocar um debate. A nossa sociedade é muito mentirosa. Ela prega como sendo única a verdade de um pequeno grupo que detém o poder.”– Sebastião Salgado. Êxodos. O pensamento de Sebastião Salgado está de acordo com a teoria de Marx, onde a desigualdade social se explica: *

A) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.

B) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.

C) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.

D)Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
1

Oi, tudo bom?

Alternativa correta:

B) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.

Marx divide as classes sociais em duas: a burguesia e o proletariado. A burguesia é quem detêm os meios de produção, enquanto o proletariado vende sua força de trabalho para a burguesia. Na fala de Sebastião Salgado ele destaca que há um ''pequeno grupo que detém o poder''. Esse pequeno grupo dito por ele coincide muito bem com a burguesia descrita por Marx em sua teoria: uma minoria que detém o poder (os meios de produção).

Bons estudos!

Perguntas similares