Casa dos Contos & em cada conto te cont o & em cada enquanto me enca nto & em cada arco te a barco & em cada porta m e perco & em cada lanço t e alcanço & em cada escad a me escapo & em cada pe dra te prendo & em cada g rade me escravo & em ca da sótão te sonho & em cada esconso me affonso & em cada claúdio te canto & e m cada fosso me enforco & (AVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978). O contexto histórico e literário do período barroco- árcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975. A restauração de elementos daquele contexto por uma poética contemporânea revela que a) a disposição visual do poema reflete sua dimensão plástica, que prevalece sobre a observação da realidade social. b) a reflexão do eu lírico privilegia a memória e resgata, em fragmentos, fatos e pe
Respostas
A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:
b) a reflexão do eu lírico privilegia a memória e resgata, em fragmentos, fatos e personalidades da Inconfidência Mineira.
c) a palavra “esconso” (escondido) demonstra o desencanto do poeta com a utopia e sua opção por uma linguagem erudita.
d) o eu lírico pretende revitalizar os contrastes barrocos, gerando uma continuidade de procedimentos estéticos e literários.
e) o eu lírico recria, em seu momento histórico, numa linguagem de ruptura, o ambiente de opressão vivido pelos inconfidentes.
A alternativa correta é a E.
O texto traz uma linguagem inovadora, revelando a opressão que era sofrida pelos inconfidentes em determinadas passagens, entre elas o “enforco”.
O período barroco teve como marco a estética na Era Colonial, não apenas na literatura, mas também na arquitetura, pintura e escultura, durante o fim do século XVII, com os principais nomes do período como Bento Teixeira, Gregório de Matos e o Padre Antônio Vieira.