• Matéria: ENEM
  • Autor: dudakeme9328
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)A desativação de um sistema tradicional decomunicação voltado para a educação. B controle do conteúdo da informação por meio deuma orientação política e ideológica. C subordinação do Ministério da Educação aoMinistério da Justiça e ao Poder Executivo. D ampliação do raio de atuação das emissoras de rádiocomo forma de difusão da cultura popular. E demonstraçã

Respostas

respondido por: brendaisis
54

Letra b.

Na ditadura de Vargas, principalmente durante o primeiro momento de seu Governo, logo após o Golpe de 30, nota-se a instauração de políticas totalmente antidemocráticas, como por exemplo, o controle dos meios midiáticos.

Isso se deu com o objetivo de controlar, também por meio da mídia, a visão que o mesmo tinha em meio à população, com o intuito de exercer controle ideológico do povo, mas também, buscou orientar de forma política a nação.

Perguntas similares