A globalização dos negócios ampliou oportunidades e desafios para as empresas. A expansão das operações para outros países levou muitas empresas a criarem programas de expatriação de executivos, e o sucesso desses programas depende de diversos fatores. O executivo expatriado precisa não apenas dominar o idioma do país-destino, mas também adaptar-se à cultura e aos contextos específicos. A convivência e o desempenho em ambientes de trabalho com valores e padrões comportamentais diferentes é quase sempre um empreendimento complexo. Muitos executivos retornam frustrados para seus países de origem após experiências de gestão malsucedidas no exterior. Na perspectiva organizacional, essas experiências configuram retorno não realizado de investimentos em pessoas e capacidade gerencial.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A adaptação bem-sucedida de um executivo expatriado depende, em larga medida, da acomodação, elemento do processo de aprendizagem por meio do qual o indivíduo modifica as suas estruturas cognitivas.
PORQUE
II. A vivência intercultural leva o executivo expatriado a experimentar, ocasionalmente, sensações de desconforto gerado pela dissonância cognitiva que ocorre quando ele se depara com crenças ou conhecimentos que desafiam aquilo que sempre julgou certo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
•
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
•
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
•
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
•
As asserções I e II são proposições falsas.
•
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
respondido por:
2
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é
uma justificativa da I.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás