(EPE)
Enfim, um indivíduo de ideias abertas
"A coceira no ouvido atormentava. Pegou o molho de chaves, enfiou a mais fininha na cavidade. Coçou de leve o pavilhão, depois afundou no orifício encerado. E rodou, virou a pontinha da chave em beatitude, à procura daquele ponto exato em que cessaria a coceira.
Até que, traque, ouviu o leve estalo e a chave enfim no seu encaixe percebeu que a cabeça lentamente se abria." (COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgado. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 11.)
Mobilizando as concepções de gênero literário, de estilos estéticos e de efeitos de sentido na produção literária, analise os comentários seguintes referentes ao texto.
I. O texto é narrativo, apresentando uma sequência de eventos, uma personagem e um narrador na terceira pessoa do discurso.
II. Como indica o título da obra em que o texto está inserido, trata-se de um conto, gênero literário que exige um núcleo narrativo complexo e plural.
III. O texto revela fortes tendências do Surrealismo, movimento de vanguarda do século XX, que tem por característica, entre outras, aproximar a linguagem da estrutura do sonho.
IV. O texto explora a polissemia contida nos vocábulos 'abertas' e 'abria'. O final do texto, no entanto, sugere uma interpretação predominantemente literal e, assim, consegue o efeito de estranhamento.
V. Pela sua curta dimensão e pelo teor dos fatos narrados, o texto faz parte da antologia da primeira fase do Modernismo brasileiro, quando predominaram os poemas-piada.
A afirmativa é verdadeira nos itens
A I, IV e V
B_ II,III e V
C_ I, II e III
D_ II e IV
E- I, III e IV
Respostas
respondido por:
29
A resposta correta é : I,III e IV apenas
student10:
a resposta certa é I, IV e V apenas.
respondido por:
16
Resposta:
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apesar de ser um conto, não necessariamente ele precisa possuir um núcleo narrativo complexo, pois nessa história, o estilo e a estética do mesmo está acessível ao leitor.
E o modernismo em sua primeira fase, possuía um resgate as raízes culturais brasileiras, assim como críticas à nossa realidade, variações estéticas, e o sarcasmo junto da irreverência, não em tom de piada.
As demais alternativas estão corretas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás