9-Como Aristóteles define um cidadão em sua obra " A política"?
11- Para Aristóteles, quais as características do bom governante?
13- O que caracteriza o primeiro grande período da idade média, conhecido como patristica.
15- O que caracteriza a escolástica segundo grande período da idade média?
16- Qual o principal representante da escolástica? Qual sua contribuição para a política para a política medieval?
Respostas
9. O modelo de cidadania em Aristóteles, afasta- se da concepção política onde os cidadãos vivem em estado de subordinação a uma autoridade. A cidade não é o Estado, mas sim os cidadãos. Pertencer à polis é agir como cidadão com cidadãos e cabe à educação ética formar seus cidadãos, isto é, seus homens virtuosos.
11. A política, diz Aristóteles, orienta a ética, pois o homem só é verdadeiramente autárquico na pólis, isto é, age com autonomia na vida em comunidade. Assim, a política é uma ciência prática cujo fim é o bem comum, a felicidade. A finalidade do Estado é o bem comum e seus os governantes devem ser virtuosos porque são modelos para os governados.
13. Patrística é o período caracterizado pelos esforços dos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova religião com o pensamento filosófico mais corrente da época entre os gregos e os romanos, principalmente as obras de Platão. Tomou como tarefa a defesa da fé cristã, frente as diversas críticas advindas de valores teóricos e morais dos antigos filósofos gregos. O principal filósofo desse período foi Santo Agostinho.
14. Escolástica foi o método de pensamento dominante no ensino nas universidades medievais europeias, depois de que as obras de Aristóteles reapareceram na Europa trazidas do Oriente Médio pensadores árabes, principalmente por Avicena e Averróis, procurando conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional. Colocava uma forte ênfase na dialética para ampliar o conhecimento por inferência e resolver contradições.
16. O principal pensador da Escolástica foi São Tomás de Aquino. Os escritos políticos de Tomás de Aquino são fundamentais por manifestarem uma leitura conciliatória entre os textos antigos e os cristãos d ao estabelecer uma continuidade entre a teologia e a filosofia, entre o saber divino e o saber humano, entre o “viver” para a alcançar a vida eterna e o “viver” para o bem comum.
Definiu os limites da lei divina e da lei humana, apontando a importância da pessoa e do agir ético. São Tomás de Aquino colabora para a gênese do pensamento político moderno, porque seu pensamento ético pauta-se na liberdade moral e a política no bem comum, numa participação consciente, que também corresponde a uma postura teológica, conciliando nossa fé com nossa razão moral.
Bons estudos!