• Matéria: ENEM
  • Autor: qualdica4579
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerado por muitos como o primeiro cientista profissional, pois era remunerado para se dedicar integralmente à Ciência, Robert Hooke foi o inventor do microscópio composto, participou da descoberta da lei de Boyle sobre o comportamento de gases, e teve seu nome vinculado à lei que descreve o comportamento das molas, a lei de Hooke. A invenção do microscópio permitiu que os biólogos do Renascimento descobrissem novos mundos. Eles não só puderam estudar a anatomia com detalhe, como também encontrar novas formas de vida em uma única gota de água. (HART-DAVIS, 2010, p. 100-103). Em relação ao funcionamento e à utilização do microscópio óptico, pode-se afirmar: (01) O fenômeno ondulatório da difração possibilita que o contorno de uma imagem de um micro-organismo, com dimensões da ordem de grandeza do comprimento de onda da luz, seja observado. (02) O módulo do aumento linear transversal produzido pela lente objetiva de um microscópio composto, de um objeto colocado a 5,1mm da objetiva com distância focal de 5,0mm, é igual a 50. (04) A imagem de um inseto que se encontra situado entre o foco principal objeto e o centro óptico de uma lupa é virtual, direita e ampliada. (08) O microscópio permite a visualização de fases distintas na superfície de uma peça de bronze — liga de cobre-estanho — uma solução sólida. (16) O transporte de íons, através da membrana dos neurônios, que ocorre durante a transmissão do impulso nervoso, pode ser observado por meio de um microscópio óptico. (32) A separação de cromátides irmãs durante a meiose — evento que caracteriza a anáfase I — pode ser observada usando-se um microscópio óptico. (64) O movimento realizado por organismos unicelulares envolve a utilização de cílios, flagelos ou pseudópodos, e pode ser visualizado através de microscópio óptico.

Respostas

respondido por: Danas
1

As afirmativas 01, 32 e 64 estão corretas.

Um microscópio ótico é incapaz de visualizar o transporte de íons, esse tipo de imagem só é possível ser vista em um microscópio eletrônico assim como observar fases diferentes de uma peça de bronze, ou ampliar a imagem de um inseto, exceto as suas bordas, elas podem ser aumentar.

A distância entre o objeto a ser visualizado e as lentas pode variar de microscópio para microscópio, não há um padrão exato que define a capacidade de ampliação com a distância da peça.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares