37. Ao final da narrativa de O Guarani, obra de José de Alencar, Ceci decide permanecer na selva com Peri: "— Peri não pode viver junto de sua irmã na cidade dos brancos, sua irmã fica com ele no deserto, no meio da floresta." A decisão de Ceci traduz: A) a supremacia da cultura indígena sobre a branca europeia. B) a capacidade de renúncia da mulher que, por amor, submete-se a intensos sacrifícios. C) a impossibilidade de Peri habitar a cidade, entre os civilizados. D) o entrelaçamento da civilização branca europeia e da cultura natural indígena. E) o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosa.
Respostas
É correta a alternativa D.
O Guarani é uma obra que faz parte da tradição do romantismo no Brasil, sendo parte da "geração indianista" do nosso romantismo, uma geração que se preocupava não só em valorizar os povos nativos (até então desvalorizados pelas práticas herdadas do período colonial), mas também construir, simbolicamente, a identidade do povo brasileiro.
A união de Ceci e Peri, com a transplantação de Ceci (que representa a cultura europeia) para a selva (que representa o Brasil), temos uma metáfora da fundação do povo brasileiro (que seria o descendente deste "encontro"), como sendo único por ser herdeiro deste povo nobre e corajoso (os nativos brasileiros).
Resposta:
letra d
Explicação:
Ao decidir ficar na floresta, Ceci optou por abandonar a cultura europeia, embora não possa desvencilhar-se dela totalmente. O narrador, assim, manifesta a mescla da cultura do conquistador europeu com a cultura do nativo indígena.