• Matéria: ENEM
  • Autor: pietragouveia7528
  • Perguntado 7 anos atrás

O açúcarO branco agúcar que adogará meu cafénesta manha de Ipanemanao foi produzido por mimnem surgiu dentro do agucareiro por milagre.Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moga, água na pele, florque se dissolve na boca. Mas este agúcar nao foi feito por mim.Este agúcar veioda mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, [dono da mercearia.Este agúcar veiode uma usina de agúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina.Este agúcar era cana e veio dos canaviais extensos que nao nascem por acaso no regago do vale.(...)Em usinas escuras, homens de vida amarga e duraproduziram este agúcar branco e purocom que adogo meu café esta manha em Ipanema.(Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro: Civilizaçao Brasileira, 1980, p. 227-8.)A antítese que configura uma imagem da divisao social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposiçao entre a doçura do branco açùcar e: a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio o agúcar.b) o beijo de moga, a água na pele e a flor que se dissolve na boca.c) o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o agúcar.d) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regago do vale.e) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.

Respostas

respondido por: ksvieira04
1

A alternativa correta é a letra E.

A antítese é uma figura de linguagem muito utilizada para a exposição de ideias opostas e contrárias. Como no texto em que o poeta se utiliza do adjetivo "amarga" de forma a se referir à vida dos cortadores de cana de açúcar, justamente para que haja o contraste com o "doce" do produto de seu trabalho, que é o açúcar.

Além disso, existe também o contrário entre branco e escuro, em que o produto branco é feito em usinas escuras, havendo a exposição de ideias contrárias.

Espero ter ajudado !

Perguntas similares