• Matéria: ENEM
  • Autor: camilleluizaa801
  • Perguntado 7 anos atrás

(UNIFESP-2004) Entre os donatários das capitanias hereditárias (1531-1534), não havia nenhum representante da grande nobreza.Esta ausência indica que:a) a nobreza portuguesa, ao contrário da espanhola, não teve perspicácia com relação àsriquezas da América. b) a Coroa portuguesa concedia à burguesia, e não à nobreza, os principais favores eprivilégios. c) no sistema criado para dar início ao povoamento do Brasil, não havia nenhum resquício defeudalismo. d) na América portuguesa, ao contrário do que ocorreu na Africa e na Asia, a Coroa foi maisdemocrática. e) as possibilidades de bons negócios aqui eram menores do que em Portugal e em outrosdomínios da Coroa.

Respostas

respondido por: jalves26
24

A ausência de representantes da grande nobreza indica que:

e) as possibilidades de bons negócios aqui eram menores do que em Portugal e em outros domínios da Coroa.

> O Brasil não era visto como um lugar que pudesse oferecer riquezas ou grandes oportunidades de enriquecimento para a elite da nobreza portuguesa. Não parecia ser um bom negócio.

Isso porque era preciso investir grandes somas de dinheiro para o plantio da cana-de-açúcar e ainda havia muitos riscos financeiros por causa das ameaças de índios e estrangeiros.

respondido por: Matias06
3

Resposta:

letra e

Explicação:

Perguntas similares