[...] Os utopianos admiram-se de que os homens possam ser tão seduzidos pelo brilho duvidoso de uma joia ou de uma pedra, quando podem contemplar uma estrela, ou mesmo o próprio sol [...]. Admiram-se ao ouvir que algo tão inútil como o ouro possa ser tão estimado em toda parte, mais até do que o próprio homem. [...] Todos convivem harmoniosamente, pois nenhum magistrado é insolente ou cruel com seu povo; na verdade, são chamados Pais por serem realmente dignos de receber tal nome; e o povo, de maneira voluntária, presta-lhes todas as honras devidas, já que nenhuma delas é fruto de imposição. Mesmo o príncipe não recebe nenhuma distinção, seja em sua vestimenta ou por meio de uma coroa, sendo reconhecido apenas por um feixe de trigo trazido à sua frente. Da mesma forma, o pontífice é reconhecido por um círio que é trazido à sua frente. [...] 1. Quais as características da ilha que Thomas Morus relata no trecho anterior?
Respostas
respondido por:
1
São características da ilha que Thomas Morus relatadas no trecho anterior a crítica à ganância humana presente no sistema econômico, juntamente com o materialismo e o fetichismo da mercadoria, isto é; a supervalorização dos bens materiais.
Na ilha que Thomas Morus também está presente a monarquia, sendo que os monarcas, porém, não se distinguem de seu povo, há grande igualdade social entre os cidadãos, sem grandes distinções entre as pessoas ou classes.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás