“[...] pode-se inferir que brincando e jogando a criança estabelece vínculos sociais, aprende a conviver em grupo e aceita a participação de outras crianças de forma igualitária. Obedece às regras traçadas pelo grupo, como também propõe suas modificações. As conclusões a que se chegou assinalam que grande parte das crianças nascidas na década de 80 e que viviam em bairros afastados do centro da cidade, brincavam na rua. Inicialmente, brincadeiras de roda – ciranda, cirandinha; o caranguejo; marcha soldado, entre outras – acrescidas de jogos tradicionais ao longo da segunda infância, como: queimada, pique, amarelinha, polícia e ladrão, estátua, o gato mia, etc”.
BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História da Educação, v. 4, 2005.
Neste estudo realizado por Bernardes (2005) , podemos perceber que os jogos e brincadeiras na década de 80 eram ricos em variações e que era muito comum as crianças brincarem na rua. Na atualidade, em especial nos centros urbanos, a violência e falta de espaço limitam as atividades lúdicas do universo infantil. Desse modo, a Educação Infantil torna-se um espaço privilegiado para essas práticas.
Considerando a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, analise a assertivas a seguir quanto à sua veracidade.
A cultura lúdica não é interferida pela quantidade de jogos, afinal, toda criança já nasce sabendo brincar.
O professor deve mediar o conhecimentos acerca da cultura lúdica, com jogos recreativos ou educativos.
Fazer o próprio brinquedo, utilizando sucata, é uma das possibilidades pedagógicas do professor.
Ao elaborar a sequência didática, o professor precisa reservar alguns momentos ao brincar, pois durante o ensino do conteúdo didático é preciso seriedade.
Estão corretas as afirmativas:
Respostas
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
É importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.
Além de criar experiências coletivas com os demais alunos em sala, possa desenvolver habilidades para a realização da atividade.
Em sala de aula o caráter lúdico dialoga com o prazer no ato de aprender sobre determinado assunto
Resposta:
II e III
Explicação:
O professor deve mediar o conhecimentos acerca da cultura lúdica, com jogos recreativos ou educativos.
Fazer o próprio brinquedo, utilizando sucata, é uma das possibilidades pedagógicas do professor.