Sobre os conceitos de ideologia e alienação,"Marx, entretanto, não se contentou em contestar o fenômeno da alienação, mas perguntou qual seria sua causa. A resposta a essa indagação o levou a formular o conceito de ideologia." (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2009, p.387). A respeito do conceito de ideologia, de acordo com o pensamento marxista e conforme apresentado pela autora, é correto afirmar:; A) A ideologia é acionada como lógica da dominação social e política, desvinculada do modo de produção vigente em determinada sociedade. B) A ideologia é uma forma de distorção da realidade através da representação específica, legitimando e mascarando, na prática e no discurso, as contradições da realidade "invertida". C) A ideologia tem a função de ressaltar e esclarecer sobre a origem da sociedade, das relações de produção e das desigualdades sociais. D) Por meio da ideologia, a sociedade percebe o vínculo interno entre poder econômico e poder político. E) A função primordial da ideologia é de agregar a sociedade em torno da ideia de unidade entre homens livres e iguais, representada pelo Estado, de modo a reverter a lógica do modo de produção capitalista.
Respostas
A alternativa D está correta.
Notamos que as relações de poder ideológico se dão a partir da organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.
Vale notar que o conceito de alienação pode ser entendido através das ideias de Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais.
Podemos relacionar esse conceito com a "vendagem" que os indivíduos passam nos diferentes aspectos da sociedade, sendo coagidos a agirem seguindo os ideais de uma outra pessoa cegamente.
Resposta:
C) a ideologia é uma forma de distorção da realidade através da representação específica, legitimando e mascarando, na prática e do discurso as contradições da realidade invertida.
Explicação: