Carlos Duran resolveu desenvolver um programa de planejamento de carreira, com o objetivo de motivar os funcionários para um processo de mudança que estava sendo delineado na empresa. Buscou uma teoria de motivação que pudesse fundamentar o programa e se decidiu pela teoria de Maslow. Sobre essa teoria, julgue os itens a seguir. I. O salário por si só torna-se motivacional e é um fator de satisfação, como todos os fatores motivacionais. II. O ambiente do trabalho produz apenas satisfação ou insatisfação com o próprio ambiente, mas não motivação para o trabalho. III. Se a remuneração de um colaborador dobrar ou triplicar, ele se tornará duas ou três vezes mais motivado e produzirá o dobro ou o triplo do que produzia antes. IV. As pessoas estão num processo de desenvolvimento contínuo e tendem a progredir ao longo das necessidades, buscando atender uma após outra, e orientam-se para a autorrealização. V. Uma necessidade, em qualquer ponto da hierarquia, precisa ser atendida antes que a necessidade de nível seguinte se manifeste. Se uma necessidade não for satisfeita, a pessoa ficará estacionada nesse nível de motivação.

Respostas

respondido por: stehx3
65

Alternativa correta:

e) IV e V.

respondido por: thaispaulinafernande
48

Estão corretas as alternativas IV e V apenas.

A autorrealização não está necessariamente relacionada ao topo da pirâmide das necessidades de Maslow, ela pode ocorrer em qualquer parte na escala da piramide de motivação e com o atendimento de qualquer tipo de necessidade dependendo do indivíduo, algumas necessidades podem se sobressair as demais devido a fatores como meio social, personalidade, idade, entre outros.

O trabalho e a situação do ambiente de trabalho criam necessidades, em vez de as satisfazer propriamente.

Para Herzerbg os fatores que influenciam no desempenho dos funcionários são as condições de trabalho e o próprio trabalho.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares