As empresas de um determinado setor têm uma situação líquida bem descrita por uma distribuição normal, com média igual a 2,5 milhões de reais e desvio padrão de 2 milhões de reais. Selecionando uma empresa aleatoriamente deste setor, a probabilidade dela apresentar uma situação líquida negativa ou nula é de:
Respostas
Resposta:
11%.
Explicação:
Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações. Nestes casos o patrimônio líquido dessas empresas é positivo, ou seja, a verdadeira riqueza, em outros, porém quando as obrigações superam os bens e direitos, o patrimônio líquido será negativo, não haverá riqueza.
Ativo menor que Passivo (A < P):
Essa situação nos proporciona uma situação Líquida Negativa, pois os valores componentes do ativo não são suficientes para cobrir as obrigações. Essa diferença negativa é lançada como prejuízo ao exercício, no grupo contábil patrimônio líquido. Quando ocorre essa situação, contabilmente dizemos que a empresa apresenta um passivo a descoberta.
Ativo = Passivo (A = P):
Essa situação nos proporciona uma situação Líquida Nula, pois os valores do ativo cobrem tão somente o montante das obrigações.
μ = 2,5 σ = 2 P(X ≤ 0)
P(Z ≤ X - μ/σ)
P(Z≤0-2,5/2) = - 1,25
utilizando a tabela fornecida no anexo:
p(Z ≤ -1,25) = 0,11 ou 11%