Respostas
Resposta:
metecos e escravos
Explicação:
Os metecos eram pessoas simples que realizavam trabalhos artesanais e não usufruíam dos mesmos direitos dos cidadãos.
Os escravos faziam parte da terceira e última camada social grega. Eram prisioneiros de guerra ou já nascidos nas condições de escravos (filhos de escravos)
A sociedade grega era obcecada pela beleza e pela pureza e os que fugiam destes padrões eram vistos como uma ameaça. As imperfeições físicas poderiam ser vistas até como uma falha moral e, por isso, muitas crianças com deficiências foram abandonadas fora dos muros da cidade.
a mitologia grega sugere que o sacrifício humano tem o poder de salvar uma comunidade. Assim sendo, o ritual Pharmakos era uma catarse, representando a purificação de toda a sociedade através do sacrifício de seus membros marginalizados.
Em tempos de crise, guerra e pragas, quando a sociedade temia por sua sobrevivência, cada cidade deveria escolher o seu habitante mais feio – é muito provável que “feio” neste contexto significasse alguém com alguma deformidade. Os escolhidos seriam nomeados pharmakos e serviriam como uma espécie de bode-expiatório, alguém em quem recaem as culpas alheias. “Pharmakos”, sobreviveu por séculos, e guarda muitos detalhes ocultos.