Leia o texto. Brasil luta pela proteção de acervos Em conferência internacional da Unesco, país apre- sentou proposta pioneira de política internacional para guardar coleções museológicas Existem 55 mil museus no mundo, sendo 8 mil em locais considerados patrimônios mundiais pela Unesco. Nem por isso, esses acervos são objeto de uma polífica internacional específica de proteção, e muitos deles estão vulneráveis a desastres naturais, furtos, roubos, vandalismo e má conservação. Para reverter essa situação, o Brasil está encabeçando uma campanha para criar políficas públicas específicas para a área museológica. Beting, G. Disponível em: <://2.uol/historiaviva/ noticias/politica_mundial_protecao_acervos.html>. Acesso em: 18 de julho. 2013. Adaptado. O texto se refere: a) ao descaso em relação a políticas públicas quando o assunto é a proteção e a conservação dos acervos existentes em museus de vários países do mundo. b) à preocupação do Brasil em preservar os museus existentes no país, já que esses locais guardam todas as nossas formas de cultura imaterial. c) à vulnerabilidade generalizada a que estão sujeitas todas as obras de arte expostas no mundo. d) à preocupação simplesmente quantitativa em rela- ção aos museus distribuídos pelos vários países do mundo. e) à rivalidade política entre o governo brasileiro e a Unesco quanto à preservação dos 55 mil museus existentes no mundo.
Respostas
respondido por:
0
Letra a.
Nota-se, por intermédio do texto, que há evidente preocupação com a preservação daqueles que são considerados objetos bem como materiais essenciais para variados fatores de cunho social, cultural e histórico, para o Brasil e para o mundo.
Entretanto, a preocupação está relacionada com a existência de políticas ineficazes ou ausentes, voltadas para a proteção de tais elementos tão preciosos sob ótica cultural.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás