• Matéria: ENEM
  • Autor: Adrlopez1654
  • Perguntado 7 anos atrás

O Super-Homem ganha poderes pelos efeitos dos raios solares, mas tem uma fraqueza: o minério criptonita. O Homem-Aranha adquire habilidades depois da picada de um aracnídeo. O Quarteto Fantástico nasce dos efeitos de uma tempestade cósmica. Um a um, os elementos da natureza tornam-se importantes para o nascimento de vários super-heróis. Porém, podemos inferir que, mais do que superpoderosos, esses heróis de Histórias em Quadrinhos (HQ) A reforçam a ideologia de uma nação soberana, a estadunidense, protegida dos inimigos, o que a credenciaria como mantenedora da desigualdade mundial. B veiculam subliminarmente a crença da supremacia dos brancos, enquanto suposta raça mais forte e in- teligente face aos demais grupos étnicos do planeta. C defendem a ideologia da igualdade necessária en- tre as classes, sem a qual o mundo não poderia vi- ver em paz e em harmonia. D reconhecem que os verdadeiros super-heróis não precisam de superpoderes, desde que sejam pes- soas boas e altruístas. E absorvem ideologias que ajudam os leitores a rom- per o universo do senso comum e enveredar por uma vereda profunda de atmosfera crítica.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
5

A reforçam a ideologia de uma nação soberana, a estadunidense, protegida dos inimigos, o que a credenciaria como mantenedora da desigualdade mundial.  

A existência de HQs que envolvem alguns super-heróis, como o Capitão América ou o Super-Homem apontam para a soberania norte-americana na ordem política mundial.

Diante disso, reforçam a influência cultural de poder, alinhada ao processo de capitalismo e globalização, que a tornam superior aos demais países em escala mundial.

Perguntas similares