O espetáculo da violência Por Lilia Diniz em 19/04/2012 na edição 690 Nascido no Brasil no início do século passado e aprimorado por brasileiros fora do país nas últimas décadas, o Mixed Martial Arts (MMA) é uma história curta de enorme sucesso. O primeiro torneio de grande porte, o Ultimate Fighting Championship (UFC), foi realizado em 1993 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil cinco anos depois. Até então, o esporte estava restrito aos amantes das artes marciais, e a propaganda limitava-se ao boca a boca. Em 2005, foi dado o primeiro passo para a popularização do esporte com a estreia nos Estados Unidos do reality show The Ultimate Fighter (TUF). O MMA começou a conquistar espaço na mídia internacional, e nomes como Anderson Silva, Júnior "Cigano" dos Santos e Vitor Belfort ganharam status de ídolos da juventude. O fenômeno chegou com força ao Brasil em 2011, quando a Rede TV! bateu todos os seus recordes de audiência com a exibição do UFC ao vivo. Depois desta bem sucedida experiência e com a possibilidade de realização do torneio no Rio de Janeiro, a TV Globo comprou os direitos de transmissão e começou a investir massivamente na popularização do MMA. Lutadores passaram a participar de diversos programas da grade da emissora, que agora exibe o reality show The Ultimate Fighter Brasil. O antigo vale-tudo, que chegou a ser proibido no então estado da Guanabara, em 1962, profissionalizou-se e virou esporte para a família. Fonte: http://t.co/0x8dzGeO em 5/4/2012. Considerando as ideias desenvolvidas pela autora, conclui-se que o texto tem a finalidade de A aumentar o público de MMA no Brasil e o seu res- pectivo número de patrocinadores. B esclarecer o público sobre os malefícios do esporte MMA na vida do atleta. C aconselhar os brasileiros a não se envolverem com práticas esportivas internacionais. D expor um ponto de vista contrário ao da grande mí- dia brasileira sobre MMA. E alterar a visão negativa dos brasileiros sobre o pre- conceito vivido pelos lutadores de MMA.
Respostas
respondido por:
0
E alterar a visão negativa dos brasileiros sobre o pre- conceito vivido pelos lutadores de MMA.
O texto procura buscar a visão negativa que muitos brasileiros apresentavam sobre o esporte MMA, principalmente com a popularização do esporte a partir da grande visualização com a vinda do UFC para o Brasil.
Diante disso, o esporte começou a apresentar grandes adeptos, resultando principalmente no desenvolvimento da mentalidade do esporte como transformação social.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás