Leia o texto a seguir. Imagine uma onda que se aproxima da costa segundo uma direção inclinada em relação à praia e faça a seguinte sequência de raciocínios: a profundidade do mar diminui à medida que se aproxima da praia; uma parte de uma mesma frente de onda está mais perto da praia, portanto em águas mais rasas, por isso deve se propagar mais lentamente que uma parte da mesma frente de onda, mais distante da praia; portanto, con- forme a onda se propaga, sua parte mais próxima à praia desloca-se mais lentamente que a parte mais distante da praia. Consequência: a onda vai mudando a direção de propagação, ficando cada vez mais paralela à praia. Esse é um dos efeitos que explicam por que as ondas se quebram paralelamente às praias. Disponível em: <://2.uol/sciam/artigos/o_fascinio_ O fenômeno ondulatório descrito no texto é o da: a) reflexão. b) difração. c) polarização. d) reverberação. e) refração. das_ondas.html>. Acesso em: 15 jun. 2013. Adaptado.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa E.
Refração.
Podemos afirmar que é através do fenômeno de refração que as ondas do mar, mesmo quando formadas em diversas direções, quebram-se paralelas ao chegarem à praia.
Este fenômeno ocorre por causa da ação dos ventos: o movimento ondulatório que caracteriza mudança na velocidade de uma onda logo após a transferência do meio de propagação.
Quanto mais distante da costa, maior é a profundidade do oceano. Assim, quando as ondas avançam para regiões próximas à costa, a profundidade tende a diminuir. Essa diminuição de profundidade será justamente a mudança no meio de propagação da qual o fenômeno de refração se utiliza.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás