A sociedade humana é um conjunto de pessoas, ligadas entre si pela necessidade de se ajudarem umas às outras no plano material, bem como pela necessidade de comunicação intelectual, afetiva e espiritual, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos. Sem a vida em sociedade as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o homem, desde que nasce necessita de outros para conseguir alimentação, abrigo e outros bens e serviços indispensáveis. (DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna. 2002).
Respostas
Letra A.
Na realidade, o Estado e outros agentes sociais (do Terceiro Setor) devem trabalhar com políticas públicas que sejam capazes de atender todas as necessidades dos cidadãos nas mais variadas áreas sociais.
Desse modo, a vida em sociedade exige investimentos constantes em áreas sociais pontuais, como saúde, educação, segurança e práticas esportivas (trazem mais qualidade de vida) para os cidadãos, que são pagadores de impostos e fazem a máquina pública continuar em pé.
Segue o restante da pergunta:
(...)
Observe o trecho: “E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas.” Por esse fragmento destacado, se entende que o autor propõe:
a) a satisfação de todas as necessidades de todos.
b) a satisfação de algumas necessidades de todos.
c) a satisfação de todas as necessidades de alguns.
d) a satisfação da pessoa humana quanto a determinadas necessidades.
e) a satisfação da vida social apenas para algumas necessidades.
Mantenha-se focado em seus estudos!