Respostas
Podemos classificar os leucócitos de acordo com a presença de grânulos em granulócitos e agranulares.
Os grânulos são, na verdade, lisossomos, organelas especializadas na digestão intracelular. Esses grânulos coram densamente quando submetidos à coloração hematológica tradicional.
Dentre os granulócitos, podemos citar os neutrófilos, que são os tipos mais numerosos.
Exibem forma esférica e um núcleo geralmente trilobado.
Essas células realizam fagocitose e possuem a capacidade de deixar os vasos sanguíneos e penetrar nos tecidos, exercendo assim a sua função de proteção do organismo.
O processo pelo qual os leucócitos conseguem atravessar a parede do vaso sanguíneo e penetrar nos tecidos é chamado de diapedese.
Os eosinófilos são células que também possuem grânulos e estão relacionadas com a fagocitose dos complexos antígeno-anticorpo. Sua forma é esférica e o núcleo, bilobado. O número dessas células é aumentado durante respostas a infecções parasitárias e reações alérgicas.
Os basófilos, outro leucócito granulócito, atuam liberando histamina e heparina, substâncias que ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos e na anticoagulação, respectivamente. Apresentam forma esférica e núcleo irregular.
Os linfócitos são células agranulares muito abundantes no sangue, só perdendo para os neutrófilos. Muito importantes no processo imunológico, essas células estão envolvidas com a produção de anticorpos. Sua forma é esférica e o núcleo é grande e também esférico. Os linfócitos podem ser divididos em dois tipos: linfócitos T e linfócitos B.
Os linfócitos T diferenciam-se dos linfócitos B em virtude do local onde ocorre a diferenciação. Os linfócitos T diferenciam-se no timo, enquanto o linfócito B diferencia-se na medula óssea.
Os linfócitos T são divididos em duas classes: linfócito T citotóxico ou CD8, que atua matando células infectadas, e o linfócito T auxiliar ou CD4, que atua coordenando a resposta imunitária e ativando células de defesa, como os Linfócitos B e macrófagos. Os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, que têm por função a produção de anticorpos.