Respostas
Resposta:
O processo de industrialização do Brasil teve início no Rio de Janeiro através do visionarismo do Barão de Mauá. Em 1846 o barão fundou o Estabelecimento de Fundição e Companhia Estaleiro da Ponta da Areia, que no ano seguinte já multiplicara por quatro o seu patrimônio inicial, tornando-se o maior empreendimento industrial do país, empregando mais de mil operários e produzindo navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, além de artilharia, postes para iluminação e canos de ferro para águas e gás. Deste complexo saíram mais de setenta e dois navios em onze anos, entre os quais as embarcações brasileiras utilizadas nas intervenções platinas (leia-se Guerras) e as embarcações para o tráfego no rio Amazonas. O estaleiro foi destruído por um incêndio em 1857 e reconstruído três anos mais tarde. Faliu de vez quando a lei de 1860 isentou de direitos a entrada de navios construídos fora do país.
Em 1872, o primeiro censo nacional mostrou que a cidade contava com míseros 31.385 moradores e corria risco constante de esvaziamento, enquanto o país já tinha centros urbanos muito mais populosos. Rio de Janeiro, capital do Brasil, aparecia como a maior cidade (274.972 habitantes), seguida de Salvador (129.109 habitantes) e Recife (116.671 habitantes).
Os paulistas chegaram ao século XIX sem ter encontrado uma cultura agrícola que realmente compensasse as dificuldades e os custos do transporte até Santos e fomentasse o desenvolvimento econômico da região. A cidade ainda não havia descoberto um estímulo para crescer.
Mas o que aconteceu entre 1872 e 1960 para que São Paulo finalmente deixasse de ser um pequeno município para se tornar a metrópole mais rica e populosa do país? Quais foram os principais fatores que levaram a cidade a sair do marasmo para conquistar, em poucas décadas, o protagonismo na economia nacional?
Explicação:
Café, ferrovias , imigrantes, e industrialização ... quer saber mais a revista exame / economia explica bem e o site jornalggn também!