• Matéria: ENEM
  • Autor: Elidaoliveira734
  • Perguntado 7 anos atrás

Compare estes períodos.I. Morta a testemunha que depôs a relatora da OAB.II. Morta a testemunha que depôs à relatora da OAB.A respeito dessas construções sintáticas, é corretoafirmar quea) em I, a ausência do acento grave constitui infraçãoà regência do verbo "depor" que, por ser transitivoindireto, exige preposição obrigatória.b) em II, a inclusão do acento grave diante dosubstantivo feminino revela um erro de regênciaverbal, que é corrigido na frase I.c) a ausência do acento grave no período I atribui aoverbo "depor" um significado completamentediferente do que ocorre no período II.d) os dois períodos exemplificam os casos em que acrase é facultativa, sem que haja nenhuma alteraçãode sentido.e) a ocorrência de crase é obrigatória por haver a junçãode preposição e artigo na indicação de quem é osujeito da ação.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

c) a ausência do acento grave no período I atribui ao verbo "depor" um significado completamente diferente do que ocorre no período II.

Na sentença I, o verbo “depor” apresenta o significado de destituição do cargo, e na sentença II o referido verbo possui valor de fazer depoimento. Tal distinção semântica provoca também a distinção dessas regências, visto que no primeiro caso o verbo é do tipo transitivo direto e no segundo é transitivo indireto.

Devido a tal fato, a ausência do acento de crase em I, o que resulta em uma modificação do sentido, assim como, da transitividade.

Bons estudos!

Perguntas similares