Texto I A fim de que o fisiologismo não acabe por arrasar a democracia no Brasil, urge que se dê um jeito no fisiologismo. Mário de Andrade, em Macunaíma, usou a saúva – "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil" – para ironizar politicagens em geral. Disponível em: impresso,sindrome-da-sauva,742246,0.htm>. Texto II As saúvas são formigas que têm presença marcante por onde passam, capazes de causar grandes danos a plantações. Um sau- veiro apresenta diferentes tipos de indivíduos: rainha, machos férteis e operárias. Há operárias que executam atividades específicas, con- tribuindo para a manutenção do formigueiro, como os soldados, as cortadeiras e as jardineiras; há ainda as que auxiliam na criação dos descendentes gerados pela rainha. As cortadeiras retiram pedaços de folhas e levam para o interior do formigueiro, onde servem de substrato para o desenvolvimento de um bolor (um fungo), que ser- ve de alimento para todos os componentes do sauveiro. Sobre as relações tróficas envolvendo o sauveiro, é correto afirmar que: a) o bolor é consumidor secundário. b) o bolor corresponde ao produtor. c) a saúva corresponde ao decompositor. d) a saúva é consumidor primário. e) a saúva é consumidor secundário.
Respostas
respondido por:
2
e) a saúva é consumidor secundário.
Conforme o texto, os produtores são representados pelos vegetais, seres vivos capazes de realizar o processo fotossintético, ao passo que os bolores são os consumidores primários.
Além disso, o texto informa que as formigas saúvas se alimentam dos bolores, e por conta disso, dentro das relações ecológicos, são consideradas como consumidoras secundárias neste ecossistema.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás