EUA criam medalha que servirá para premiar operador de drone Em um de seus últimos atos no cargo, o secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, criou uma medalha que servirá para condecorar os operadores de drones (robôs aéreos, não tripu- lados, que atiram mísseis). O uso de drones contra o terrorismo em países como Iêmen, Paquistão e Afeganistão é um dos pontos mais polêmicos da polí- tica externa de Barack Obama. Estima-se que os ataques de drones tenham matado 800 civis entre 2004 e 2012; a ONU abriu investiga- ção sobre o assunto. [...] A criação da medalha, diz o site do Pentágono, reflete o reco- nhecimento das mudanças na tecnologia de batalha: "No passado, pouquíssimos militares fora da área de combate podiam agir afe- tando diretamente as operações". [...] Folha de S.Paulo, 16 fev. 2013. O fragmento exposto é representativo: a) de uma mudança nas relações de poder entre os Estados na- cionais e as organizações políticas globais. b) da permanência das formas de conflito que caracterizavam a ordem bipolar da Guerra Fria. c) de uma mudança na relação entre as pessoas e os lugares, graças ao meio técnico-científico-informacional. d) da mudança na hierarquia dos poderes político e militar nas disputas geopolíticas globais. e) da vitória da guerra ao terror por meios diplomáticos em vez de meios militares.
Respostas
respondido por:
0
c) de uma mudança na relação entre as pessoas e os lugares, graças ao meio técnico-científico-informacional.
O texto acima aponta para a mudança na relação entre pessoas e lugares, por conta das inovações tecnológicas, como a implementação de drones em setores que anteriormente seriam habitados por indivíduos.
Através destas mudanças, percebe-se uma menor exposição de cidadãos em locais de batalha, contribuindo para uma maior sobrevivência.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás