Pra havê paz no sertão E as moça pudê prosá E os rapaz pudê casá E os meninos diverti É preciso uma inleição Pra fazê de Lampião Governador do Brasil.(ALENCAR, Chico et. alii. História da Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996, p. 263)10 Analisando os versos e observando o imaginário popular do interior nordestino, anteriormente apresentados, pode-se afirmar que: a)FLampião simboliza, sobretudo na cultura popular sertaneja, a esperança de melhores dias. b) A maioria dos sertanejos rejeitava Lampião e os versos eram originários da propaganda ufanista. c) O surgimento do Cangaço, concomitante à valorização dos cantadores populares, ocorreu no início da República Velha, numa sociedade fabril. d) Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, notabilizou-se pela sua oposição frontal e revolucionária aos coronéis do sertão nordestino, daí a admiração dos cordelistas. e) O crescimento do número de cangaceiros, no Nordeste, deveu-se ao declínio do coronelismo, ficando sua memória esquecida, daí a importância dos cordelistas.
Respostas
respondido por:
3
Letra D: pode-se apontar que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi uma figura extremamente popular no sertão nordestino, de modo que ele despertou a admiração dos cordelistas pelo fato de sua ferrenha oposição aos coronéis.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi provavelmente o Cangaceiro mais famoso de todos os tempos, de modo que seu bando chegou a ter centenas de homens, despertando a fúria e o medo dos coronéis.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás