• Matéria: ENEM
  • Autor: cauacardo6622
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho abaixo para responder à questão 16.(...) a força humana é uma das mais antigas fontes de energia empregadas para agir sobre a natureza. Nesse sentido, muito embora, na Antiguidade, as sociedades ateniense e romana não investissem no desenvolvimento de um aparato tecnológico muito sofisticado, foram capazes de construir uma sólida organização urbana. Para tanto, fundamentaram-se na exploração do trabalho humano por meio das relações escravistas de produção, não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão, ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a "estagnação tecnológica" greco-romana.(SCHIAVONE Aldo. Uma história rompida: Roma antiga e ocidente moderno. São Paulo: Edusp, 2005)16 A escravidão na Grécia e na Roma antigas: a) Baseava-se em características raciais dos trabalhadores. b) Convertia, juridicamente, seres humanos em meios de produção. c ) Dependia da tolerância e da passividade dos escravos. d) Foi abolida nas cidades democráticas. e) Restringia-se às atividades domésticas e urbanas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

b) Convertia, juridicamente, seres humanos em meios de produção.

As sociedades gregas e romanas antigas eram capazes de converter seres humanos em meios de produção, de forma jurídica, por meio do sistema de escravidão que existia nas cidades.

Por conta disso, estas pessoas não eram nem reconhecidas como cidadãos, e por conta disso, não apresentavam quaisquer tipos de direitos, e ainda estariam submetidas a castigos e punições.

Perguntas similares