• Matéria: ENEM
  • Autor: Beatrizeduarda8785
  • Perguntado 7 anos atrás

As cidades expandiram-se em virtude do aumento populacional, acrescido da migração de pessoas de fora vindas de fazendas, vilarejos e pequenas cidades. Camponeses e aldeões migraram para as cidades devido à falta de oportunidades nas áreas rurais, aliada às aparentes vantagens e atrações das cidades, onde as ruas eram "cobertas de ouro". Fonte: GIDDENS, Anthony. Sociologia. RS: Artmed, 2005, p. 456-457 (com cortes). A indústria mecanizada em grande escala requer investimentos cada vez maiores de capital, enquanto sua divisão de trabalho exige a reunião de um elevado número de proletários. Essas grandes unidades de produção, mesmo quando construídas no campo, criam comunidades a seu redor, que produzirão uma força de trabalho excedente. Assim, vilas industriais se convertem em cidades que continuam a se expandir. Embora a indústria tenda a migrar dos salários urbanos mais altos para os rurais mais baixos, isso lança as sementes da urbanização no campo. Fonte: HOBSBAWM, Eric. Como Mudar o Mundo. SP: Companhia das Os textos anteriores se referem ao processo de urbanização, decorrente do desenvolvimento do capitalismo. Assinale a alternativa que mais bem representa a relação entre eles: a) Apresentam visões diferentes sobre urbanização: enquanto o primeiro atribui o crescimento urbano ao êxodo rural e à fuga de pequenas cidades, o segundo defende a ideia de que as indústrias instaladas em zonas rurais são responsáveis pela urbanização do campo. b) Defendem um mesmo ponto de vista: o de que o processo de crescimento das cidades tem como causa fundamental o desenvolvimento industrial urbano, atraindo as populações camponesas para as grandes cidades, intensificando o êxodo rural. c) Divergem em relação ao processo de urbanização: enquanto o primeiro defende a ideia de que os investimentos em zonas rurais levam ao desenvolvimento de cidades, o segundo atribui a responsabilidade pelo processo à mecanização do campo e ao consequente êxodo rural. d) Defendem um mesmo ponto de vista: o de que o processo de urbanização do campo, devido a investimentos capitalistas em zonas rurais, é o maior responsável pelo crescimento das cidades, mudando drasticamente os hábitos de vida dessas populações. e) Apontam para o crescimento dos problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, seja pelo êxodo rural, seja pelos investimentos em zonas rurais, e para o processo de perda de identidade das populações camponesas no contato com a vida urbana. Letras, 2011, p. 91 (com cortes).

Respostas

respondido por: silvathiagoantonio
1

Letra B

O texto acima apresenta o processo de êxodo rural, que foi tão estimulado pelo crescente aumento das oportunidades e possibilidades urbanas. Acerca da relevância dessa atividade e processo, pode-se evidenciar que profundas transformações foram observadas.

Esse processo foi determinante portanto para o desenvolvimento da força de trabalho excedente, que desejava evidentemente obter trabalhos e serviços em meio à nova realidade industrial.

Perguntas similares