• Matéria: ENEM
  • Autor: Sarabenevenuto7171
  • Perguntado 7 anos atrás

Os fósseis mais antigos da vida – os estromatólitos - aparecem noregistro rochoso quase imediatamente depois de a Terra haverformado uma crosta sólida, há cerca de 3,85 bilhões de anos. Osremanescentes dessas formas mais antigas de vida são os seresprocarióticos com os quais convivemos hoje. Neles, o sexo diferefundamentalmente do sexo reprodutor dos animais e das plantas.Sendo verdadeiramente transgênico, o sexo procariótico sempreimplica a movimentação (transferência) de genes de uma fontedoadora para uma bactéria receptora viva. Essa movimentaçãogenética, provavelmente já presente no alvorecer da vida,proporcionou um importante meio de sobrevivência a todas asformas biológicas posteriores.MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. O que é o sexo? Rio de Janeiro: JorgeVamos agora fazer um link entre as teorias que buscam elucidar aevolução da vida no planeta com constatações que a investigaçãocientífica produziu nas últimas décadas.QUESTÃO 3Ao considerar o sexo procariótico "verdadeiramente transgênico",os cientistas defendem a ideia de que a reprodução sexuadapresente nos procariontes – do passado e atuais - se caracterizacomo:a) resultado da transferência de informação genética entre seresprocariontes, permitindo a formação de DNA recombinante.b) um processo natural de clonagem em que todos os indivíduossão idênticos uns aos outros.c) detentor de um processo de fecundação diferenciada entregametas haploides.d) um tipo especial de mutação geradora de característicasgenéticas favoráveis.e) um processo eficiente de transferência de genes dos indivíduosprogenitores para os seus descendentes.

Respostas

respondido por: Danas
7

A alternativa A) é a correta.

A reprodução sexuada é um processo de transferência de material genético entre dois doadores, que irá gerar a formação de uma recombinação genica, gerando um individuo novo com as características dos seus progenitores.

É justamente por esse processo de mistura de material genético que ocorre o aumento da variabilidade genética entre os seres vivos que realizam a reprodução sexuada, por exemplo, os seres vivos, cada pessoa é diferente da outra justamente por essa capacidade de recombinar material genético.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares