Explique como se aplica a conservação da quantidade de movimento quando uma bola de tênis colide, sem perda de energia, contra o solo.
Respostas
Resposta: Olá.
Explicação:
A quantidade de movimento (ou momentum) total inicial é nula, ou seja, igual à zero, pois tanto a bola de tênis como o solo estão em repouso. A partir do momento em que a bola cai de uma determinada altura, seu momentum deixa de ser nulo e se torna p = m x v = P = m x g, em que “p" é o momentum da bola, “P" é o peso da bola, “m" é a massa da bola, e “g" é a aceleração da gravidade na Terra (que vale 9,8 m/s²).
Sabemos que a bola, ao colidir com o solo, transfere para ele seu momentum. A fim de que o momentum total inicial (zero) se conserve, o solo também transfere para a bola o mesmo momentum, porém com sinal contrário, ficando, assim, Q inicial = Q final = p + (-p) = 0, em que “Q" é o momentum do sistema formado pela bola e pelo solo.
No caso de haverem dúvidas, saiba que tanto a letra minúscula “p" como a letra maiúscula “Q" podem simbolizar quantidade de movimento. Pus as duas letras para que houvesse diferenciação entre o momentum do sistema (Q) e o momentum da bola (p).
Espero ter tirado sua dúvida. Se em algo errei, por gentileza, me corrija.