Texto para a questão 4. O coreógrafo piauiense Marcelo Evelin, 51, define suas criações como obras políticas e diretas. "A dança saiu do lugar de mostrar o belo e tecnicamente eficiente e se colocou na posição de abrir uma rachadura, um lugar de discussão", diz Evelin à Folha. É esse tipo de lugar que ele tenta criar no espetáculo De Repente Fica Tudo Preto de Gente. (...) O espaço onde coloca sua dança e o público é um ringue – literalmente. Dentro dele, um amontoado de corpos nus pintados de preto se movimenta contra e a favor do público. (...) "No espetáculo, discuto como as individualidades são dissolvidas em função da potência da massa. Mas também uso a ideia de que os corpos pressionados uns aos outros ajudam a vencer o medo do outro", diz Evelin. Para criar sua massa, o coreógrafo juntou corpos de Teresina, Ipatinga, São Paulo, Amsterdã e Kyoto. Ele conta que os artistas só se conheceram no primeiro ensaio, há cerca de dois anos. "Foi um risco, poderia não ter dado certo. Mas hoje é realmente uma massa, não só coreográfica, eles criaram uma proximidade na vida." Já os espectadores são mobilizados pela movimentação dos bailarinos, aproximando-se e afastando-se de acordo com a ocupação do espaço pelos artistas. (Iara Biderman. "Massa de Corpos Dança em Palco-Ringue". Folha de S.Paulo. 12/3/2014, p. E4.) No artigo de Iara Biderman, que discorre sobre o espetáculo De Repente Fica Tudo Preto de Gente, a autora 4 coloca em foco a concepção do coreógrafo Marcelo Evelin segundo a qual a dança é uma manifestação artística que a) prova a necessidade de discussões políticas para a defesa de melhores condições de vida. b) representa reações humanas diante de diferentes situações presentes no cotidiano. c) busca anular, por meio da valorização da massa, a preocupação com a alteridade. d) procura tornar-se um espaço aberto para a busca de soluções para questões políticas. e) utiliza o risco, o perigo como ingrediente que sintetiza a dinâmica do mundo contemporâneo.
Respostas
respondido por:
4
Segundo a concepção do coreógrafo Marcelo Evelin a dança é uma manifestação artística que:
b) representa reações humanas diante de diferentes situações presentes no cotidiano
> O espetáculo criado por Marcelo Evelyn apresenta um amontoado de corpos pressionados que forma uma massa, que vai em direção ao público, que é transformado em massa também e perde a individualidade e o medo do outro,
Assim, a dança coloca em foco a reação humana diante de fatos do cotidiano, como a opressão, a violência, o poder, o medo, etc.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás