São Paulo tem para mim um sentido altamente dramático. Foi em São Paulo que a vida torceu violentamente o meu destino: o adolescente que pretendia ser arquiteto adoeceu, mal iniciara os estudos, e tão definitivamente, que teve de dizer adeus a todas as suas esperanças. Foi então que principiou a lhe sorrir, como um anjo, a sua inconstante namorada, mas sempre fiel padroeira – a poesia. Meus amigos, meus inimigos, desculpem esse tom tão romanticamente sentimental. Mas a verdade é que desta vez me senti em São Paulo doentiamente romântico, romântico até à angústia, angústia que cheguei a atribuir ao medo de avião, àquele medo de me "transformar em notícia" no bojo do Convair que devia me trazer de volta ao Rio. (Manuel Bandeira, "Visita a São Paulo", publicado originalmente em Folha da Manhã, de 9/6/1957.) Segundo o texto, é correto afirmar que a) Bandeira fala de um adolescente que conheceu em São Paulo e cuja doença o inspirou a escrever poesia. b) a poesia despontou na vida do narrador por influência dos românticos doentios. c) o narrador resgata imagens do passado, às vezes referindo-se a si próprio como se falasse de outra pessoa. d) o poeta dirige um desabafo a seus amigos e inimigos, falando de seus sentimentos pela mulher amada. e) as ideias do poeta se mostram contraditórias, pois ele mistura sentimentos diferentes, como medo, angústia e romantismo.
Respostas
A alternativa C e a correta.
Vejamos a analise de cada uma das alternativas:
a) Bandeira fala de um adolescente que conheceu em São Paulo e cuja doença o inspirou a escrever poesia. Alternativa incorreta, apesar de estar falando de um adolescente frustrado, esta falando de si mesmo.
b) a poesia despontou na vida do narrador por influência dos românticos doentios. Alternativa incorreta, no texto nao ha nenhuma referencia em que artistas influenciaram seu trabalho.
c) o narrador resgata imagens do passado, às vezes referindo-se a si próprio como se falasse de outra pessoa. Alternativa correta, o poeta fala sobre seu passado, que queria ser arquiteto mas foi poeta, e as vezes fala de si usando o terceira pessoa.
d) o poeta dirige um desabafo a seus amigos e inimigos, falando de seus sentimentos pela mulher amada. Alternativa incorreta, autor faz uma metafora ao falar sobre sua real profissao, ser poeta, ou seja, nao fala sobre a mulher amada.
e) as ideias do poeta se mostram contraditórias, pois ele mistura sentimentos diferentes, como medo, angústia e romantismo. Alternativa incorreta, o texto nao apresenta ideias contraditorias.