• Matéria: ENEM
  • Autor: gabiaventurin2166
  • Perguntado 7 anos atrás

O CHA, OS FANTASMAS, OS VENTOS ENCANADOS... Nasci no tempo dos ventos encanados, quando, para evitar compromissos, a "gente bem" dizia estar com enxaqueca, palavra horrível, mas desculpa distinta. Ter enxaqueca não era para todos, mas só para essas senhoras que tomavam chá com o dedo mindinho espichado. Quando eu via aquilo, ficava a pensar sozinho comigo (menino, naqueles tempos, não dava opinião) por que é que elas não usavam, para cúmulo da elegância, um laçarote azul no dedo... Também se falava misteriosamente em "moléstias de senhoras" nos anúncios farmacêuticos que eu lia. Era decerto uma coisa privativa das senhoras, como as enxaquecas, pois as criadas, essas, não tinham tempo para isso. Mas, em compensação, me assustavam deliciosamente com histórias de assombrações. Nunca me apareceu nenhuma. Pelo visto, era isso: nunca consegui comunicar-me com este nem com o outro mundo. A não ser através d’O tico-tico e da poesia de Camões, do qual até hoje me assombra este verso único: "Que o menor mal de tudo seja a morte!" Pois a verdadeira poesia sempre foi um meio de comunicação com este e com o outro mundo. O texto de Mário Quintana se baseia em duas oposições: gente bem/criadas e este mundo/o outro mundo. O outro mundo é representado, no texto, por alguns elementos evocados pelo narrador. A expressão que melhor identifica tais elementos é a) "ventos encanados". b) "moléstias de senhoras". c) "anúncios farmacêuticos". d) "histórias de assombrações". e) "laçarote azul".

Respostas

respondido por: gustavoif
10

A alternativa correta e a d) "histórias de assombrações"

As historias de assombracoes eram contadas pelas criadas para o autor, que tem uma lembranca boa dessas historias, e ele faz uma ligacao a um autor que o assombrou, que e Camoes.

Vejamos um pouco mais sobre Mario Quintana:

Podemos enquadra-lo como sendo pertencente ao movimento romântico tardio, com uma influencia moderna, tanto na escolha dos temas como na estrutura, mesmo assim, nao deixou de escever sobre o que seu coraao lhe dizia e das profundezas da alma.

Perguntas similares