ENEM/2009 (PROVA CANCELADA) ▼Questão 77 Para uns, a Idade Média foi uma época de trevas, pestes, fome, guerras sanguinárias, superstições, crueldade. Para outros, uma época de bons cavaleiros, damas corteses, fadas, guerras honradas, torneios, grandes ideais. Ou seja, uma Idade Média "má" e uma Idade Média "boa". Tal disparidade de apreciações com relação a esse período da História se deve A) ao Renascimento, que começou a valorizar a comprovação documental do passado, formando acervos documentais que mostram tanto a realidade "boa" quanto a "má". B) à tradição iluminista, que usou a Idade Média como contraponto a seus valores racionalistas, e ao Ro- mantismo, que pretendia ressaltar as "boas" origens das nações. C) à indústria de videojogos e cinema, que encontrou uma fonte de inspiração nessa mistura de fantasia e realidade, construindo uma visão falseada do real. D) ao Positivismo, que realçou os aspectos positivos da Idade Média, e ao marxismo, que denunciou o lado negativo do modo de produção feudal. E ) à religião, que com sua visão dualista e maniqueísta do mundo, alimentou tais interpretações sobre a Idade Média.
Respostas
Letra b.
A Idade Média por muito tempo foi vista como época das trevas, em decorrência da grande influência que os elementos religiosos exerciam frente à vida e à humanidade em geral.
Acerca do período do renascimento, nota-se um grande contraponto aos elementos anteriormente apresentados, representando então o momento no qual o homem passa a observar a si mesmo como ser racional, independente, desvencilhando-se assim, de forma gradual, dos elementos inerentes ao clero.
Resposta:
B
Explicação:
A questão explora os conceitos relativos às diferentes concepções de Idade Média. Ao preconceito de origem renascentista e que se fortaleceu com a tradição iluminista do século XVIII, contrapôs-se uma "boa Idade Média", que foi construída pelos românticos no século XIX. Ambas as imagens são marcadas por estereótipos e clichês, característicos de uma ou outra concepção.