Texto I No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra [...] ANDRADE, C. D. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 (fragmento). Texto II As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a nova pedra a acompanha em surdina... [...] ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B, 17/7/1979 (fragmento). Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra "pe- dra", por meio da qual se observa A) o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra "pedra". B) a identidade de significação, já que nos dois textos, "pedra" significa empecilho. C) a personificação de "pedra" que, em ambos os textos, adquire características animadas. D) o predomínio, no primeiro texto, do sentido denotativo de "pedra" como matéria mineral sólida e dura. E ) a utilização, no segundo texto, do significado de "pedra" como dificuldade materializada por um objeto.
Respostas
Letra c.
Em ambos os textos, a "pedra" compreende um fator que evidentemente adquire características animadas.
No segundo texto, essa personificação é mais evidente porque a pedra apresenta grande relevância sentimental, compreendendo assim um elemento inerente à uma cultura, que envolve diferentes histórias familiares. Assim, a pedra atua como elemento que se une às lavadeiras, constituindo um fator relevante e especial.
Resposta:
Resposta correta: A
Explicação:
a) Verdadeira – Em ambos os textos, figura-se o sentido conotativo da palavra “pedra”, sendo que este faz referência aos obstáculos proporcionados pela própria sobrevivência
b) Falsa – Ao ressaltar a identidade significativa, esta refere-se ao sentido conotativo
c) Falsa – Nos textos a palavra em questão caracteriza um ser inanimado
d) Falsa - Em ambos os textos, a palavra “pedra” revela um sentido conotativo