• Matéria: ENEM
  • Autor: jamilehduc3854
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre o texto a seguir: "En gran coita, senhor, que peior que mort’é, vivo, per bão fé, e polo vosso amor esta coita sofr’eu por vós, senhor, que eu vi pelo meu gran mal" Assinale a alternativa correta: a) A presença da palavra "senhor", indica que o eu-lírico é feminino e, portanto, a cantiga é de amigo. A expressão "mia senhor" é um vocativo usado para mulheres (minha senhora). Lembrar que o português usado ainda é arcaico (galego-português). b) Trata-se de uma cantiga pertencente à poesia palaciana, justifi cado pela ausência de rimas e refrão. Poesia pala- ciana é típica do Humanismo. A língua utilizada denota uma cantiga (galego-português) e rimas paralelas estão sim, presentes. c) Típica cantiga de escárnio, o eu-lírico expressa sua rai- va ao interlocutor. Escárnio são produções irônicas que apresentam críticas. O texto acima apresenta sofrimento. d) A palavra "coita" indica sofrimento amoroso, caracteri- zando a cantiga como de amor. e) É uma cantiga característica de maldizer, já que expressa a insatisfação do eu-lírico. Maldizer são produções agres- sivas e mal educadas, com fundo crítico ou satírico. O texto acima apresenta sofrimento.

Respostas

respondido por: brendaisis
7

Letra d.

Nota-se, que a cantiga acima é evidentemente uma cantiga de amor. É possível notarmos que o trovador é masculino, e está se dirigindo à sua senhora, atribuindo a esta grande parte do sofrimento que está vivenciando.

Ademais, é evidente a presença de um sofrimento amoroso, o que nos permite também caracterizá-la como cantiga de amor. As cantigas, além de amor, podem ser classificadas em cantigas trovadorescas de amigo, de maldizer, ou de escárnio.

Perguntas similares