O poema de Cecília Meireles tem como ponto de partida um fato da história nacional, a Inconfidência Mineira. Nesse poema, a relação entre texto literário e contexto histórico indica que a produção literária é sempre uma recriação da realidade, mesmo quando faz referência a um fato histórico determinado. No poema de Cecília Meireles, a recriação se concretiza por meio A) do questionamento da ocorrência do próprio fato, que, recriado, passa a existir como forma poética desas- B) da descrição idealizada e fantasiosa do fato histórico, transformado em batalha épica que exalta a força C) da recusa da autora de inserir nos versos o desfecho histórico do movimento da Inconfidência: a derrota, a prisão e a morte dos Inconfidentes. D) do distanciamento entre o tempo da escrita e o da Inconfidência, que, questionada poeticamente, alcança sua dimensão histórica mais profunda. E ) do caráter trágico, que, mesmo sem corresponder à realidade, foi atribuído ao fato histórico pela autora, a fim de exaltar o heroísmo dos Inconfidentes. Ó meio-dia confuso, ó vinte-e-um de abril sinistro, que intrigas de ouro e de sonho houve em tua formação? Quem ordena, julga e pune? Quem é culpado e inocente? Na mesma cova do tempo cai o castigo e o perdão. Morre a tinta das sentenças e o sangue dos enforcados... — liras, espadas e cruzes pura cinza agora são. Na mesma cova, as palavras, o secreto pensamento, as coroas e os machados, mentira e verdade estão. [...] MEIRELES, C. Romanceiro da Inconfi dência. Rio de Janeiro: Aguilar, 1972. (fragmento)
Respostas
D) do distanciamento entre o tempo da escrita e o da Inconfidência, que, questionada poeticamente, alcança sua dimensão histórica mais profunda.
Cecília Meirelles realiza o resgaste de um fato histórico, em que o revive de forma poética, ao recriar de maneira artística o período, que era a Inconfidência Mineira, através do dimensionamento do mesmo com o valor verdadeiro que apresenta, tendo propriedade de alguém que se distancia criticamente e suficientemente para sua avaliação.
Além disso, Cecília Meirelles não era contemporânea do evento, mas realizou o questionamento do mesmo através de seu poema.
Bons estudos!
O poema de Cecília Meirelles é capaz de promover o distanciamento necessário entre o tempo da escrita e do evento da Inconfidência Mineira, no sentido de permitir uma maior dimensão histórica (Alternativa D).
O poema apresentado por Cecília Meireles permite um grande aprofundamento da essência e da história quer permeou a Inconfidência Mineira.
Em sua obra literária, é capaz de exprimir seus sentimentos e emoções, mantendo-se o distanciamento adequado, a fim de possibilitar uma melhor interpretação por parte dos leitores.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/48437469