• Matéria: ENEM
  • Autor: AdrianWIFI54441
  • Perguntado 7 anos atrás

É algo comum em aulas de física elétrica o professor iniciar sua fala com um breve histórico relacionado a cargas elétricas segui- do de comentários a respeito dos processos de eletrização. Numa dessas aulas um certo professor complementou sua fala com uma singela experiência: esfregou um tubo plástico de uma caneta do tipo popular nos cabelos e aproximou-a de pedaços de papel pica- do, para surpresa do público o resultado do experimento foi que a caneta passou a atrair os pedacinhos de papel. Questão 31 Baseado na experiência descrita pelo texto acima é corre- to afirmar que: a) Por ser um isolante o tubo da caneta fica eletrizado por indução e através do processo de eletrização por atrito os pedacinhos de papel são atraídos pela caneta que teve sua densidade alterada. b) O fato da caneta ter a densidade menor que a da água faz com que ao ser atritada com o cabelo o papel fica eletri- zado e suas cargas elétricas ficam ordenadas de forma a serem atraídas pelo fio condutor. c) Ao esfregar a caneta nos cabelos, o tubo da caneta fica eletrizado por atrito, e em seguida, por indução, os pe- dacinhos de papel ficam polarizados, pois são isolantes, e serão finalmente atraídos pela caneta. d) A caneta, ao ser atritada com os cabelos, terá sua car- ga elétrica positiva - uma vez que faram lhe arrancados elétrons - e atrairá os pedacinhos de papel, que estão inicialmente com cargas negativas apenas. e) A caneta - respeitando a série tribolelétrica- não terá sua carga elétrica alterada ao ser esfregada nos cabelos, mas os pedacinhos de papel, por serem isolantes estarão car- regados eletricamente com carga de sinal oposto, sendo assim atraídos pela caneta.

Respostas

respondido por: henriquec1001
5

A alternativa correta é a letra D.

Um isolante como o próprio nome sugere é um mau condutor de eletricidade, com isso, torna - se complicado o processo de eletrização.

Ao tentar eletrizar por indução um isolante o que pode acontecer que irá acontecer a reorganização dos dipolos elétricos.

Nesse sentido, isso seria o máximo que poderia acontecer, porém nem sempre em todos os casos essa ação irá ocorrer, devido que a eletrização em um mau condutor é complicado de acontecer devido suas propriedades.

Bons estudos!

Perguntas similares