• Matéria: ENEM
  • Autor: samymiranda6547
  • Perguntado 7 anos atrás

Segue abaixo um trecho do soneto de Augusto dos Anjos, Monólogo de uma Sombra. Será calor, causa ubíqua de gozo, Raio X, magnetismo misterioso, Quimiotaxia, ondulação aérea, Fonte de repulsões e de prazeres, Sonoridade potencial dos seres, Estrangulada dentro da matéria! E o que ele foi: clavículas, abdômen, O coração, a boca, em síntese, o Homem, - Engrenagem de vísceras vulgares - Os dedos carregados de peçonha, Tudo coube na lógica medonha Dos apodrecimentos musculares! A desarrumação dos intestinos Assombra! Vede-a! Os vermes assassinos Dentro daquela massa que o húmus come, Numa glutoneria hedionda, brincam, Como as cadelas que as dentuças trincam No espasmo fisiológico da fome. E unia trágica festa emocionante! A bacteriologia inventariante Toma conta do corpo que apodrece... E até os membros da família engulham, Vendo as larvas malignas que se embrulham No cadáver malsão, fazendo um s. Os termos destacados no texto, clavículas, coração e mús- culos, são provenientes de que folheto embrionário? a) Mesoderma b) Ectoderma c) Endoderma d) Gastroderme e) Hipoderme

Respostas

respondido por: brendaisis
3

Letra a.

O mesoderma compreende o folheto responsável pela formação de trais estruturas. Isso porque trata-se de um folheto que forma a camada interna da pele, mais conhecida como derme, além de formar músculos lisos e esqueléticos, bem como todo o sistema circulatório, incluindo assim, o coração.

Ademais, para fins de conhecimentos gerais, é importante recordamos que os animais que não apresentam os folhetos embrionários são os poríferos.

respondido por: senhoritagio
1

Resposta:

Explicação:

Letra A

Perguntas similares