• Matéria: ENEM
  • Autor: albertolopez4213
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto para as questões 36 e 37 Vários autores tentaram cartografar o território que emergiu dessa crise, cujas raízes remontam ao fim da Segunda Guerra Mundial e cujos corolários ainda se encontram em pleno processo de reordenação, embora ele já esteja adquirindo a consciência de um novo drama histórico. Um desses pensadores é Gilles Deleuze, que recorreu à expressão "sociedades de con- trole" para designar o "novo monstro", como ele mes- mo o ironizou em breve e contundente ensaio publica- do em 1990. Já faz mais de duas décadas, portanto, que esse filósofo detectou a implantação gradativa de um regime de vida inovador, apoiado nas tecnologias eletrônicas e digitais: uma organização social baseada no Capitalismo mais dinâmico do fim do século XX e início do XXI, regido pelo excesso de produção e pelo consumo exacerbado, pelo marketing e pela publicida- de, pelos fluxos financeiros em tempo real e pela inter- conexão em redes globais de comunicação. [...] Paula Sibila. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 45. QuestÃo 36 A noção de sociedade de controle, destacada no texto, relaciona-se corretamente com o modelo de: a governo keynesiano. B governo socialista. c gestão taylorista. D acumulação keynesiano. e acumulação flexível.

Respostas

respondido por: makmorales
0

Letra E: essa noção de sociedade de controle, destacada no texto, relaciona-se corretamente com o modelo de acumulação flexível, de modo que os mercados e economias atuais denotam maior flexibilidade.

O advento da globalização tornou os processos de acumulação de capital mais flexíveis, sendo que há inúmeras formas de obtê-lo, juntamente com infinitas formas de utilizá-lo. A sociedade de controle compactua com tal cenário.

Abraços!

Perguntas similares