Leia o trecho a seguir. Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas man- chas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progre- dia bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. Graciliano Ramos. Vidas secas. 117 ed. Rio de Janeiro: Record, 2012. Vidas secas é um romance regionalista, no qual o autor tende a valorizar características do meio físico e da ocupação humana da região onde a história se passa. No trecho apresentado, o au- tor destaca alguns aspectos hidrográficos da região. Assinale a alternativa que aponta corretamente um desses aspectos. a) A seca provocada pelas mudanças climáticas regionais causa- das pelo desmatamento no Nordeste. b) A degradação dos rios do Vale do São Francisco devido ao projeto de transposição. c) O esgotamento dos rios do sertão devido ao uso exagerado pela pecuária extensiva. d) O processo de desertificação que assolou a região nordestina após a ocupação desordenada da caatinga. e) O período de vazante intensa que caracteriza os rios intermi- tentes do sertão nordestino.
Respostas
respondido por:
0
Letra d.
Nota-se, por intermédio da leitura do texto acima, a presença de aspectos relacionados com a constante desertificação dos rios presentes na região mais seca do nordeste.
A irregularidade das chuvas pode ser apresentada como fator determinante, mas também, o clima muito seco e as temperaturas muito elevadas corroboram para a existência de tais características climáticas na região, bem como área representante da caatinga em território brasileiro.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás