• Matéria: ENEM
  • Autor: Anajulia8733
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFAM-AM) Na grande cidade há cidadãos de diversas ordens ou classes, desde o que, farto de recursos, pode utilizar a metrópole toda, até o que, por falta de meios, somente utiliza parcialmente, como se fosse uma pequena cidade, uma cidade local. Dessa forma, a rede urbana e o sistema de cidades também têm significados diversos, segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos ali presentes. Em outro, há os pobres de recursos, que são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços, da carência local. Para estes a rede urbana é uma realidade pertencente a um sonho insatisfeito. Por isso são cidadãos diminuídos incompletos. Adaptação extraída de SANTOS. Milton. Espaço do cidadão (1987). No estudo das cidades, qual das alternativas a seguir melhor espelha os aspectos mencionados no texto. a) As regiões sul e sudeste receberam esmagadora quantidade de migrantes, cuja mão de obra qualificada contribuiu para o desenvolvimento e descentralização das condições de infraestrutura urbana. b) A modernização da indústria proporcionou a concentração de pessoas nas grandes cidades, facilitando as condições de moradia e qualidade de vida nos núcleos urbanos. | c) O espaço urbano é amplamente dominado por agentes hegemônicos, que direcionam investimentos para seus interesses, organizando o tráfego de veículos particulares, informação e energia. Relegam, assim, investimentos sociais, excluindo os pobres da modernização. d) A rede urbana das cidades brasileiras propicia transformações no espaço, possibilitando às políticas públicas atender aos requisitos de cidadania e inclusão das classes menos privilegiadas. e) A partir da década de 70, a infraestrutura de transportes e comunicação foi se expandindo pelo país, favorecendo as condi­ ções de urbanização para excluídos sociais.

Respostas

respondido por: arilsongba
139

A resposta correta é a letra C) O espaço urbano é amplamente dominado por agentes hegemônicos, que direcionam investimentos para seus interesses, organizando o tráfego de veículos particulares, informação e energia. Relegam, assim, investimentos sociais, excluindo os pobres da modernização.  

Tanto a atividade econômica quanto a herança social acabam distribuindo aos homens a desigualdade dentro do espaço em que vivem, fazendo com que noções como rede urbana ou sistema de cidades terminem não tendo validade para a maior parte das pessoas.  

O acesso efetivo delas aos bens e também aos serviços dependem do seu lugar socioeconômico e também o lugar geográfico.  

Bons estudos!  

Perguntas similares