• Matéria: ENEM
  • Autor: IsaaCouto3730
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir, que trata do ideal de formação da identidade nacional promovido pelos intelectuais brasileiros na passagem do século XIX para o XX. Ao longo do século XIX toda a literatura sobre o Brasil, produzida pelos estrangeiros que nos visitaram, apresentou duas marcas: o encantamento com a natureza e o choque diante da escravidão. Os intelectuais brasileiros, por outro lado, estavam envolvidos na construção de uma identidade para o novo país. A identidade do Brasil, desde meados do século XIX, é pensada como resultado da fusão das três raças formadoras da nacionalidade — o branco, o índio e o negro. A participação do negro, entretanto, apresentava problemas. Vindo e vivendo como escravo, considerado como inferior, o negro se integra à nação através da miscigenação, mas não encontra lugar na construção ideológica da identidade brasileira. (...) A mestiçagem da população brasileira se coloca como um desafio, já que a ciência do final do século XIX considerava a mistura de raças um mal. A produção de seres híbridos — o pior de cada uma das raças — leva à crença de que o Brasil não terá lugar entre as nações civilizadas do mundo. Para além do impasse de ter que lidar com uma população mestiça, foi construído um imaginário sobre o Brasil e os brasileiros que afirmava a capacidade plástica (de se moldar, se adaptar), a cordialidade (garantida pela proximidade, pela intimidade) e a democracia racial (pela miscigenação) como ingredientes capazes de garantir a forma­ ção de uma grande nação nos trópicos. A hegemonia desse processo obviamente caberia ao português branco, latino e católico. Intelectuais brasileiros construtores da teoria do "branqueamento" no início do século XX — processo seletivo de miscigenação que dentro de três ou quatro gerações faria surgir uma população branca — viam a vinda de imigrantes brancos como um bem.

Respostas

respondido por: brendaisis
4

Letra b.

Diante de uma ideia de "embranquecimento" da população brasileira, é correto afirmar que as imigrações para o território nacional foram constantemente estimuladas, sob a ótica de que a vinda de europeus e demais homens brancos para o território nacional seria um elemento benéfico.

Assim, a ideia de mistura e miscigenação, seria enfim, modificada, fazendo com que um ideal de padrão racial fosse estabelecido.

Perguntas similares