A tabela a seguir mostra os pontos de ebulição de algumas substancias:
explique por que o ponto de ebulição aumenta quando se substitui um átomo de hidrogênio do etano por um átomo de
cloro ou por um grupo OH
Respostas
O ponto de ebulição de uma substância está diretamente relacionada com as forças intermoleculares da mesma, uma vez que a ebulição é o "desprendimento" das moléculas para ficarem livres no estado gasoso.
O etano, por natureza, é uma substância apolar. Além disso, não possui diferenças de eletronegatividade grandes (O carbono e o hidrogênio possui quase a mesma eletronegatividade).
Quando você substitui um hidrogênio do etano por um cloro, a diferença de eletronegatividade aumenta, tornando a molécula levemente polar (levemente, mas ainda bastante apolar). Essa polaridade favorece a interação entre as moléculas atraindo os seus polos negativos e positivos de forma ordenada. Isso aumenta as forças intermoleculares, que aumentam o ponto de ebulição.
Quando você substitui um hidrogênio por um grupo OH-, ocorre as chamadas ligações de hidrogênio (Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio ligados ao Hidrogênio) entre as moléculas (de novo, pelo efeito indutivo do oxigênio sobre o hidrogênio). Essas ligações também aumentam as forças intermoleculares, as moleculas ficam mais "juntas" e é necessário mais energia para separá-las, aumentando a temperatura necessária para tal.
Resposta curta:
A adição de cloro no etano aumenta o caráter polar da molecula, favorece as forças intermoleculares que aumenta a temperatura de ebulição. A adição de OH- no etano cria ligações de hidrogênio entre as moléculas que também aumenta as forças intermoleculares e a temperatura de ebulição.