• Matéria: Psicologia
  • Autor: marciasilva23122009
  • Perguntado 7 anos atrás

Nesta produção os sinais gráficos estão em estreita relação com o desenho, embora deste se diferencie. Em geral, a maioria das crianças, após desenhar um objeto e colocar sinais próximos ao mesmo, afirmam ser os sinais o nome do objeto. Desta fase são as hipóteses de que escrever é "produzir sinais gráficos" e ler é "interpretar sinais gráficos em relação aos objetos próximos ou do mesmo contexto". Consequentemente, elas afirmam que: "para ler é preciso estar escrito". Portanto, a escrita aparece como um rótulo da imagem" (BRANCO, 1989, p. 38).

BRANCO, Veronica. As condições psicogenéticas na aprendizagem da leitura e da escrita: um processo de educação permanente. In: Educar em Revista, Curitiba, n. 8, jan/dez. 1989, p. 35-41. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2015.

Considerando o trecho acima, é possível afirmar que se trata de uma sequência de construção da escrita denominada de:

Alternativas:

fase evolutiva.
fase egocêntrica.


fase pré-silábica.

fase de equilibração.


fase sensório-motora

Respostas

respondido por: Matheusieti
6

Sensório motor.

O período sensório motor, basicamente ocorre até os dois anos da criança, e, uma de suas características principais é o início da coordenação e das sensações vivenciadas, a partir da construção de movimentos motores mais simples, surgindo uma interdependência da criança para o mundo ao seu redor.

Já o estágio personalístico surge a partir dos três/quatro anos, que passa do ato motor ao ato mental, e, é a partir desse momento que a criança passa a construir sua personalidade.

Perguntas similares