Não somos capazes de medir a inteligência tal como fazemos com outras características individuais como altura ou peso. Uma tentativa de fornecer estimativas da inteligência de um indivíduo é a aplicação de testes, que podem ser individuais ou em grupos. Considere que Annabele é uma aluna reconhecida por seus professores na escola, onde já estuda desde a a primeira infância, como uma aluna muito esperta. Nesta escola as provas são discursivas, isto é, os alunos respondem sempre a questões abertas, algo que ocasiona uma variação maior do padrão de respostas das avaliações. Annabele geralmente se sai bem nas avaliações e testes de sua escola. Entretanto, Annabele não se saiu nada bem na avaliação cujas respostas deveriam ser entregues por meio de um gabarito, aplicada em um processo seletivo de uma outra escola para qual pretende se transferir. Entre os demais candidatos, quase todos se saíram bem. Assinale a alternativa que apresenta uma das possíveis causas da discrepância do resultado de Annabele, considerando que seu desempenho na escola atual aparenta ser satisfatório.
Respostas
Considerando o histórico de Annabele, podemos afirmar categoricamente que ela não exibe dificuldades de aprendizagem que possam constituir um desafio em sua vida estudantil. Também é possível afirmar que essa aluna costuma estudar para a maioria das avaliações as quais é submetida.
Primeiro, certamente ela estava acostumada a um modelo de avaliação (discursivo), de modo que não houve tempo suficiente para que ela se adaptasse ao novo modelo (objetivo).
Além disso, o modelo discursivo permite desenvolver uma resposta mais ampla, diferente do modelo com respostas já corretas (objetivo).
Resposta:
Os professores da escola de Annabele podem estar habituados a analisar tendenciosamente o desempenho da aluna nas questões discursivas, influenciados por um esteriótipo de que ela é muito inteligente.
Explicação:
De fato, o desempenho esperado em uma outra instituição pode ter sido insuficiente, se a expectativa de sucesso da aluna se baseou mais em um esteriótipo cultivado entre seus professores do que em suas reais capacidades