Respostas
Resposta:
O calor específico é a energia necessária para que o material aumente 1ºC. Assim, quanto mais elevado for o calor específico do material, mais energia é necessária para que ele aqueça.
No caso da água e da areia, o calor específico da areia é muito menor ao da água, por isso precisa de menos energia para aquecer, ou seja, sendo que é fornecida a mesma energia à água e à areia, aquece mais rápido o que tem calor específico mais baixo
Resposta: Por causa da diferença do calor específico da areia (baixo calor específico) e da água (alto calor específico).
Explicação: O calor específico é a grandeza física que indica quanto um corpo variará de temperatura quando a ele for fornecido calor.
O fato da areia possuir baixo calor específico significa que é necessário fornecer pouca energia solar para que a areia aumente sua temperatura.
Em contrapartida, o alto calor específico da água do mar indica que vai ser preciso de mais energia (em comparação com a areia) para que ela aqueça até chegar a mesma temperatura do solo arenoso.
Ou seja, como a areia absorve calor mais facilmente, sentiremos ela quente logo. Já no caso da água, ela esquentará, mas não na mesma proporção nem velocidade que a areia. Dessa forma, sentiremos a água fria.