Respostas
Resposta:
Explicação:
Boa tarde Gabriele. A química orgânica é mais complexa que a química inorgânica porém é , na minha opinião a parte mais interessante da Química.
Em primeiro lugar a química orgânica é a mais presente em nosso cotidiano. A nossa própria existência é fruto da química orgânica , os plásticos são de origem orgânica .Os combustíveis fosseis e os oriundos de biomassa são de origem orgânica . Infelizmente no terceiro ano do Ensino Médio se perde muito tempo com nomenclatura dos compostos orgânicos e com classificação de cadeias carbônicas o que acaba passando a impressão que a química orgânica é uma matéria enfadonha . Porém quando se faz uma abordagem direcionada para a presença dela em nosso cotidiano o estudo se torna prazeroso. Logo no começo é muito interessante o estudo do átomo de carbono com destaque para a hibridização de seus orbitais que proporciona a possibilidade de realizar quatro ligações e de formar as longas cadeias que são a base de todo composto orgânico. Na química orgânica você pode utilizar de forma prática muitos conceitos aprendidos anteriormente como a polaridade , o tipos de ligação (em especial a ligação covalente) e a isomeria . Neste ultimo quesito você aprenderá conceitos refinados sobre isomeria espacial com o estudo da quiralidade. As reações dos compostos orgânicos são muito interessantes e variadas .Pena que no ensino médio é pouco explorado os mecanismos destas reações ,algo muito desafiador e interessante.
Estes são apenas alguns dos pontos que considero positivo em química orgânica.Se precisar de ajuda nesta matéria pode me procurar. Bons estudos (: