"Os estados foram por mais de cinco mil anos as organizações mais extensas e mais poderosas do mundo. Definamos os estados como aquelas organizações que aplicam coerção, distintas das famílias e dos grupos de parentesco e que em alguns aspectos exercem prioridade manifesta sobre todas as outras organizações dentro de extensos territórios. O termo abrange, portanto, as cidades-estado, os impérios, as teocracias e muitas outras formas de governo, mas exclui como tais as tribos, as linhagens, as firmas e as igrejas. Tal definição, infelizmente, é controversa; enquanto muitos estudiosos da política aplicam o termo a esse modo de organização, alguns estendem-no a qualquer estrutura de poder que existe numa população ampla e contígua, e outros restringem-no às organizações soberanas relativamente poderosas, centralizadas e diferenciadas - àquilo mais ou menos que denominarei estado nacional. Além disso, acabarei comprometendo a definição, se, com base no fato de outros estados inequívocos os considerarem estados-irmãos, incluir entidades como Mônaco e San Marino de hoje, apesar de estes carecerem de territórios "extensos".
Respostas
respondido por:
0
A indagação se refere a:
Os Estados tendem a ser os responsáveis por prover internamente a proteção além do bem-estar e o direito da propriedade dentro dos seus territórios por meio do controle e regulação do mesmo e do exercício da lei.
Vale lembrar que, o Estado também precisa ser capaz de se projetar internacionalmente, buscando sempre aumentar a sua influência sobre a economia internacional sem que haja o comprometimento da sua segurança e da sua estabilidade internas.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás